God Save The King - Deus Salve o Rei : Coroação do Rei Charles III

 


Sempre acompanhei a Família Real Britânica desde 29 de Julho de 1981 quando assisti pela TV ao casamento do então Príncipe Charles com Lady Diana Spencer que se tornaria princesa a partir daquele instante. 
Naquela época, do alto de minha ingenuidade infantil, desconhecia a existência verdadeira de Reis, Rainhas, Príncipes, Princesas... Achava que apenas nos contos de fadas essas pessoas existiam a não ser quando o assunto era a Santíssima Trindade e a Virgem Maria que, para ser sincera, não eram um ser  qualquer como nós mas sim seres superiores, iluminados, acima da humanidade. 
E foi isso que me chamou atenção naquela época. Olhos incrédulos e inocentes que não piscavam diante da TV testemunhando dois seres humanos comuns sendo chamados de príncipe e princesa.
Conforme os anos foram passando eu ia acompanhando tudo e aprendendo aos poucos que a nobreza existia muito além dos livros de contos de fada que faziam toda menina querer ser uma princesa. 
Hoje, confesso, estava muito ansiosa com essa coroação. 
Desde o falecimento da Rainha Elizabeth II que eu não via a hora deste dia chegar pra eu "ver como é" apesar de que a coroação da Rainha você pode encontrar vídeos e fotos na internet só que você "não vivencia". Diferente do evento de hoje em que você pode dizer efetivamente que assistiu a uma cerimônia de coroação. 
Acordei as cinco horas da manhã para cuidar de meus afazeres e acompanhar tudo. 
Ao invés de acompanhar por TV tradicional, sobretudo em português onde interferências e comentários inúteis acerca de autoridades brasileiras, brincadeiras ridículas e piadas ou mesmo transmissões narradas em português eu preferi o canal do Youtube oficial da coroa britânica que transmitia tudo como se eu também estivesse ali. Transmissão limpa e ao vivo.  
Parecia que eu estava assistindo da Inglaterra, senti isso, mesmo estando a um oceano de distância e sabendo que não é a mesma coisa que acompanhar de lá mesmo que pela TV. Sabe como é, quando se gosta de alguma coisa o coração desconhece fronteiras. 
A cerimônia de coroação de um monarca não é uma espécie de "posse de governo" mas um rito religioso que consagra o rei como  “o ungido do Senhor”, o representante do povo do Rei dos reis, designado para um ofício sagrado por toda a vida, um tipo de "sacerdócio" porque ele é ungido com óleo sagrado da mesma forma que um dia foi ungido o Rei Davi no Antigo Testamento. 
Há vários símbolos e vestes que são utilizados para marcar cada etapa da coroação que também coroava  Camilla Parker Bowles como Rainha Consorte (título outorgado à esposa do Rei, apenas simbólico pois ela não tem poderes de soberana). 











Ausências nem um pouco surpreendentes porém notadas da Duquesa de Sussex Megan Markle e seus dois filhos, os pequenos Archie e Lilibeth de Sussex. Apenas o Príncipe Harry compareceu à coroação. 
Outras "cabeças coroadas" do Reino Unido estavam lá em peso. 
Príncipe William, Princesa Kate e os filhos Príncipe George e Princesa Charlotte estavam na cerimônia.  Príncipe Louis, muito pequeno, compareceu porém não tomou parte da cerimônia e permaneceu ao lado da mãe e da irmã todo o tempo, protagozizando momentos de fofura e inocente diversão. 
Me emocionei bastante mas não consegui chorar, tamanho impacto. E como não pensar na saudosa Lady Di que poderia ter sido a Rainha Consorte se ela e o Príncipe não tivessem divorciado e se ela ainda estivesse viva. 
Sempre fui fã dela e também da saudosa Rainha Elizabeth II, em quem pensei muito também. 
Esse sentimento de carinho e lealdade à Lady Diana, Princesa do Povo, com certeza estava presente nos corações de simpatizantes dela que continua sendo venerada até hoje
Momentos que me emocionaram em particular: quando Príncipe William colocou uma das vestes no pai e ajoelhou - se para jurar obediência ao Rei como súdito. Ao final, beijou o rosto de Charles III, gesto amoroso de filho, sendo retribuído com um leve sorriso. 
Depois da cerimônia encerrada, os reis recém coroados fizeram um cortejo da Abadia de Westminster até o Palácio de Buckinghan a bordo da carruagem real, a mesma usada há 70 anos por Elizabeth II, sendo saudados ao longo do caminho. 
Ao chegarem no palácio, subiram para o tradicional balcão e acenaram para o povo que se aglomerava do lado de fora. 
Foi um momento único. Posso dizer que, entre outras coisas, eu vi um Rei ser coroado mesmo a um oceano de distância. 
Desejo ao Rei Charles III muita saúde, sabedoria e amor para bem reinar, zelando por seus súditos e seu país. Deus salve o Rei. God Save The King. 


Comentários