Agora é hora de alegria, 60 anos do Programa Silvio Santos

Foto: @silvinhotv no Twitter 



 "Domingo é sempre assim/E quem não está acostumado?/É dia de descanso/Nem precisava tanto/ É dia de descanso/Programa Silvio Santos" (Tony Bellotto e Sérgio Britto)
Este verso da música dos Titãs intitulada "Domingo" citado acima é apenas uma das muitas homenagens ao grande comunicador Silvio Santos, nome artístico de Senor Abravanel, escolhido por sua mãe Rebeca Abravanel que achava mais fácil chamar o filho de "Silvio" e o sobrenome "Santos" surgiu quando o jovem Silvio participou de um programa de calouros no rádio apresentado por Jorge Curi com produção de Mário Ramos. 
Fato é que o nome Silvio Santos caiu de vez no gosto do povo brasileiro. Sonoridade perfeita, fácil de se guardar e de falar.
Um cara carismático, com riso fácil, lábia de bom vendedor e boa pinta. Impossível não fazer sucesso. 
A primeira oportunidade de trabalho foi como camelô nas ruas do Rio de Janeiro vendendo canetas e capinhas para documento e depois animando brincadeiras e jogos na barca Rio - Niterói. 
Sua bela voz o ajudou a escapar de um fraglante dos fiscais do "rapa". O que aconteceu foi que Silvio foi pego vendendo sua mercadoria sem licença e o fiscal deu um cartão de uma rádio para que fizesse teste e arrumasse um emprego deixando de trabalhar nas ruas e na barca. O país merecia ouvir no rádio aquela voz marcante. 
Ele passou no teste e foi trabalhar na rádio como locutor de comerciais porém, não abandonou a barca literalmente.
O tino comercial de Silvio aos poucos foi impulsionando sua carreira.  
Enxergando grandes oportunidades de entretenimento e uma forma de reverter isso em dinheiro, em 1959 associa - se a Manoel de Nóbrega e compra um negócio fadado à falência para reerguê - lo: O Baú da Felicidade onde o público pagava uma quantia por mês e no Natal tinha um baú de brinquedos.
Mas, como  vender seu produto para mais pessoas? 
Para isso aluga horários na TV Paulista onde faz a propaganda em um game show com jogos que divertiam o público e distribuíam prêmios. 
Em pouco tempo, os nomes Silvio Santos e "Baú da Felicidade" foram crescendo de tal modo que se tornaram maiores do que a emissora que a aquela altura já tinha mudado até de nome, passando a se chamar TV Globo. 
Silvio viu vôos maiores para sua carreira e batalhou por uma concessão de TV primeiro no Rio de Janeiro e depois em São Paulo. E seu programa de prêmios continuava firme, com grande audiência. 
Programa Silvio Santos e macarronada com a família tornaram - se sinônimos do dia de domingo.
Em minha casa, desde que me entendo por gente, não era diferente. 
Nos anos 1980 minha avó ia à Missa das 8:00h da manhã. Ao voltar preparava a macarronada para receber a família e na TV, inváriavelmente, lá estava ele, Silvio Santos com os tradicionais programas Domingo no Parque, Qual é A Música?, Peão da Casa Própria, Namoro na TV (hoje Em Nome do Amor), Porta da Esperança, Roletrando (hoje Roda a Roda Jequiti),  Show de Calouros e Topa Tudo por Dinheiro. 
Ao longo de 60 anos, esta fórmula de sucesso foi sofrendo adaptações e atualizações a cada época, ganhando novas formas e linguagens de comunicação com o público. Mudaram os horários, teve parceria  com Gugu Liberato para diminuir um pouco o trabalho devido ao problema na voz e ao mesmo tempo inovar e ampliar a audiência. 
Em 1993, o Programa Silvio Santos se tornou o mais longevo programa de auditório em exibição na TV no mundo inteiro de acordo com o Guinness Book. 
Inclusive por duas vezes, tive a oportunidade de assistir ao Show de Calouros e Topa Tudo Por Dinheiro. Cheguei a escrever cartas para a Porta da Esperança para pedir uma viagem à Disney com tudo pago para duas pessoas (iríamos minha mãe e eu) mas nunca fui sorteada. 
Assim como a maioria dos brasileiros, o Programa Silvio Santos faz parte da minha vida. E sempre estará presente através dos momentos divertidos que vi pela TV. 
Faz muitos anos que eu não assisto o Programa Silvio Santos com a mesma frequência mas ele continua um clássico da TV. Modelo de como se fazer um programa popular de sucesso. Ele tem algo só dele: um cara cujo nome é sinônimo de sucesso e carisma junto a um povo que durante a semana luta para sobreviver e que domingo só quer relaxar para repor as energias. 
Hoje, o SBT vai exibir a partir das 7:15 da noite uma edição especial do "PSS" comandado por Patrícia Abravanel, a "filha número 4". 
Será uma noite para o público celebrar, sorrir e cantar em homenagem a este clássico que atravessou gerações. Silvio não irá participar mas estará lá no coração e no pensamento de todos. 
Ma oeeee, vem pra cá e vamos comemorar em ritmo de festa. 

Comentários