007 Road to a Million, o reality show de James Bond - minhas primeiras impressões


 Para começar  meu texto de hoje, lhes pergunto: O que você seria capaz de enfrentar por um milhão de libras? 


E, se você fosse um fã de James Bond 007 e pudesse ter a chance de vivenciar no mundo real um pouquinho daquelas aventuras que nos encantaram nos cinemas durante tantos anos porém sem as garotas e as armas mas com um bônus de 1.000.000,00 de libras, equivalentes a mais ou menos 6 milhões de reais no seu bolso ao final de tudo? 

 Seria um convite irrecusável, certo? 

E vou mais além: e se você tiver uma ajuda de uma pessoa que você conhece e confia, de alguém que faça parte da sua vida e aceite viver essa aventura ao seu lado e te ajudar a cada etapa viajando por lugares paradisíacos que nos fazem recordar os locais visitados pelo agente secreto mais famoso do mundo enquanto tenta responder perguntas como se seguisse uma trilha cheia de enigmas e desafios de resistência física tal qual um espião de verdade para resolver o "caso"? 

Se você disse sim para todas ou para a maioria das perguntas que acabo de fazer, este game show, reality, adventure, como queiram, é para vocês. 

Estreiou no último dia 10 de novembro no Prime Vídeo Road To a Million (Estrada para o Milhão em português).

Nesta primeira temporada são 8 episódios de 45 minutos mais ou menos. Nove duplas disputam o prêmio. 

E ainda tem um personagem misterioso que é quem conduz toda a dinâmica: O Controlador, interpretado por Brian Coxx (da série The Sussecion).

Já assisti aos três primeiros episódios e confesso que estou adorando. Gostando muito. 

Esse tipo de reality/adventure/game show me empolga muito. Assim como os termos em ingês que o definem, tem um pouco de tudo: É reality porque envolve pessoas comuns postas à prova em busca de um prêmio. É adventure porque percorre - se um circuito complexo por vários lugares que acabam fazendo sentido se observarmos toda a lógica do desafio proposto e é game porque parece que as duplas estão  em um video game gigantesco respondendo perguntas pra passar de fase. Se errar, já era, game over!

Road to a Million não está tão bem aceito pelo público e eu consigo entender o porque (e respeito quem não gostou). 

Ao meu ver é que este reality, vamos chamar assim, quebra todas as tradições. 

Não é de confinamento tipo BBB, A Fazenda ou similares. Também não é um reality de resistência do tipo No Limite, Solitários ou Largados e Pelados e muito menos um game show tipo Show do Milhão ou Quem Quer Ser Um Milionário. E nem busca focar em habilidades profissionais realizadas por amadores como os realities de culinária amadora como Master Cheff ou Bake Off Mão na Massa. A proposta é menos popular, eu diria. 

Guardadas as proporções e regras, mais parece a dinâmica de O Aprendiz, reality que é uma grande entrevista de emprego com provas e desafios incomuns como um jogo de estratégia, formato criado por Donald Trump e replicado em vários países do mundo (aqui no Brasil por Roberto Justus e João Dória Jr).

E no exterior, também causou estranheza talver por um único motivo: a ausência de perguntas sobre 007, ausência de referências mais claras ao personagem. Se bem que as perguntas formuladas tem a ver com a locação escolhida ou o país onde se localiza. Já é uma pista a mais para ajudar. 

Acredito que o público tenha pensado que os participantes teriam que responder perguntas sobre a franquia 007 ou refazer cenas de filmes para encontrar envelopes com indicativos para o prêmio como se estivesse dentro de seu próprio filme.

Confesso, pelo que era vendido pela EON e pela Prime Video eu também senti falta de tudo isso porém quando dei o play no primeiro episódio e comecei a entender e seguir a dinâmica eu percebi que o jogo não era ser um jogo de 007 mas um jogo de estratégia, resistência e raciocínio inspirados na sagacidade investigativa de James Bond e ainda homenageia as belas e icônicas locações dos filmes. E tem as músicas para ajudar o público a entrar no clima.

Acabei não me importando com essa "falha". 

Também não acho que é um reality nota 10. Acho divertido. Nota 8. Dá pra você raciocinar, pensar. E de certa forma jogar junto. Eu gostei, vou assistir até o fim. Fanbase de James Bond, julgue - me. 

E acho também que se houver outra temporada não será má ideia. E depois, chega! Duas temporadas estaria de bom tamanho mas, se ficar apenas nesta única temporada já terá me servido de entretenimento na dose certa. 



 

Comentários