Todos Contra o Coronavírus: 24 Horas teria previsto o futuro novamente?

 


Logo do seriado 24 horas
 
Outro dia eu estava escutando um podcast dos meus amigos, onde eles falam principalmente sobre James Bond, cinema e cultura pop geek, quando de repente, um deles, ao fazer indicações para os ouvintes sobre algo para assistir, sugere justamente a terceira temporada da série 24 horas, levantando uma teoria muito comum entre o público de seriados americanos. A teoria que afirma que  algumas séries costumam "prever o futuro" a partir de um fato criado de forma aleatória mas que acaba virando realidade por mero acaso.
Já tratei aqui por duas vezes sobre essas "previsões" em duas ocasiões de eleições distintas: Uma aqui no Brasil e outra nos Estados Unidos (acessem para ler: Série 24 horas se especializa em "prever o futuro" da política da vida real e 24 horas "prevendo o fut..." Não, péra! É os Simpsons).
Segundo a teoria de "previsão do futuro" em séries fictícias americanas, esta pandemia seria o "futuro previsto" na terceira temporada da série 24 horas que foi ao ar em 2003 pela TV Fox e pela TV Globo. 
No Brasil, a TV Fox deu à esta temporada um título bem sugestivo, tanto para prender a atenção e conquistar novos fãs  quanto realmente sugestivo para os dias atuais, título que não foi adotado pela Rede Globo: 24 Horas Contagia. 
A terceira temporada começa quase três anos depois de Jack se frustrar com o sucesso uma conspiração terrorista para bombardear Os Anjos. 
Um chefão da droga muito poderoso, Ramon Salazar, foi capturado e preso graças aos esforços de Jack, mas o caso Salazar não está resolvido. O irmão de Ramon entra em contato com as autoridades federais e ameaça lançar um vírus mortal que possa contagiar os EUA, a não ser que seu irmão seja liberado imediatamente. Mais uma vez, Jack tem a tarefa de caçar os terroristas em um prazo de 24 horas. 
Em algumas cenas da série, enquanto toda a ação está acontecendo, vemos muitas coisas que se tornam semelhantes à atual realidade que vivemos: pessoas vestidas com roupas protetoras e máscaras anti contágio, quase como roupas de astronauta, onde não podemos sequer reconhecer o rosto, hospitais de campanha, pessoas desesperadas evitando contato humano afim de preservarem sua saúde e sua vida e muitas mortes também, além da luta incessante de Jack Bauer na corrida contra o tempo para brecar a ação devastadora do vírus. 
Eu não tinha me atentado à isso no momento que foi falado mas quando todos do podcast (BondcastJR 0026 – Em áudio e na “TV” ouça o trecho que começa aos 9 minutos e 52 segundos e vai até 10 minutos e 04 segundos). Tive de voltar neste trecho para ouvir porque deixei passar meio que despercebido e recorri em seguida às lembranças assistindo à série como um todo e em particular, esta temporada. 
Fica novamente a pergunta: 24 horas teria mesmo "previsto" este "futuro" para a humanidade? Para mim não passa de mera coincidência. A solução não está em um personagem de ficção mas sim em nós mesmos, em nossas atitudes e nos cientistas que estudam dia e noite em busca da cura. Tenhamos fé, elevemos nossas preces ao Senhor e sigamos em frente. Colaboremos para que tudo volte ao normal o quanto antes. 

Comentários