A magia de um tempo que não volta mais


 Não sou de assistir muitos documentários mas hoje foi diferente. 
Aproveitando meus 30 dias de graça na Amazon Prime, procurando algo para assistir, me deparei com o documentário "Cinemagia, a História das Vídeo Locadoras de São Paulo".
Para iniciar meu texto, escolhi a frase de um crítico de cinema, amigo que conheci ao longo desses anos em que passei a frequentar eventos de cultura pop. Ela demonstra um pouco do que escreverei nas próximas linhas: 
"O passado é tão importante para a gente aprender sobre o futuro" (Paulo Gustavo Pereira)
No documentário, fazemos uma verdadeira viagem ao universo das locadoras é mostrado não só o lado emocional de um cinéfilo que frequentou as locadoras mas também (e principalmente) a ascensão e o declínio do negócio de alugar fitas de filmes. 
Sem a existência das locadoras, dificilmente o entretenimento de home vídeo existiria e evoluiria como evoluiu para o atual formato de streaming que nada mais é do que uma grande locadora sempre aberta em nossa casa e com uma única taxa de assinatura, não pagamos por apenas um mas por milhares de títulos ao alcance das nossas mãos, sem a necessidade de devolver.
Assistindo este documentário, viajei por minha própria trajetória como fã de cinema, desde o dia em que eu fui ao cinema pela primeira vez na vida, levada por  minha saudosa mãe para assistir ET o Extraterrestre até os dias de hoje onde eu revezo entre ver filmes ou séries em DVD e no streaming. Quase pude visualizar em tempo real as locadoras que frequentei.
Locadoras simples, modestas, do bairro, mas que alimentavam meu divertimento com a sétima arte. Onde conheci personagens novos e reencontrei outros que aprendi a gostar assistindo as sessões de filmes na televisão. 
Hoje, no lugar de  uma locadora existe um escritório de venda de plano de saúde, no lugar da outra uma lanchonete e no lugar da terceira, um pet shop. 
Uma das minhas maiores alegrias foi quando minha tia comprou um vídeo cassete para nossa família. Comprado a prazo, pago com certo sacrifício mas que valeu a pena.
Depois veio a  tristeza quando ladrões roubaram o vídeo cassete pouco tempo depois da compra. 
Após um longo tempo sem vídeo cassete, minha tia comprou outro. Usava também para gravar e deixar gravando programas de TV ou filmes para ver depois, cortando os comerciais. Tínhamos que fazer isso com muita atenção. 
Ainda temos. E, sabem, me deu vontade de assistir um filme nele. Não sei se ainda funciona. 
Lembro da expectativa de ir alugar um filme, percorrer aqueles corredores cheios de fitas, depois cheios de DVDs, escolher um ou mais, especialmente às sextas feira, dia em que podíamos levar mais filmes e devolver na segunda feira seguinte. Das filas, as vezes imensas para chegar ao balcão ou ainda, do medo das multas por não rebobinar a fita (para quem não sabe, as fitas tinham que ser voltadas para o começo antes de guardar ou devolver o filme. Caso não fosse feito este procedimento, cobrava - se o valor de um aluguel como multa ou até suspensão temporária de carteirinha). O mesmo valia para atrasos nas devoluções. As disputas acirradas pelo último lançamento ou por filmes populares em que sua carteirinha era a garantia (ou não) de preferência sua no aluguel. E às vezes. pagava - se parte do valor para garantir sua vez. Eu já perdi a preferência de um filme porque o atendente não anotou no caderno de reservas. Quando cheguei para pegar, outro cliente levou o filme na minha frente. E não pude fazer nada, a não ser, obter a nova preferência e pagar o aluguel antecipado após conferir com meus olhos a reserva anotada em meu nome no caderno. O filme era Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa. Acabei assistindo na semana seguinte. 
Locadoras de bairro normalmente possuíam uma ou duas cópias de filmes no máximo enquanto que as grandes redes possuíam muitas cópias de um mesmo filme. Aliás, essas locadoras eram pontos de encontro de todos no bairro. Até mais que as pracinhas. Você podia ser até amigo do dono e dos funcionários.
Recomendo à todos que assistam esse documentário. Interessante, curioso, nostalgia no grau máximo. Fiquei impactada e estou impactada até agora. Procurem na Amazon Prime. Você não vai se arrepender e vai poder fazer uma viagem no tempo e mostrar aos seus filhos e netos um pouco de uma época mágica que só quem viveu consegue explicar e que foi o começo daquilo que temos hoje. Pegue sua pipoca (eu esqueci de fazer a minha, estava empolgada - risos) e aproveite. 


                                        THE
                                               END

Comentários