Extra Extra nenhuma pessoa enganada: A volta de Chaves e Chapolin. O que sabemos até agora?
Esperei quase uma semana para atualizar o blog porque precisava de mais informações junto a sites sérios para não cair na armadilha de "fofalhas da gentoca".
Embora eu não seja uma "jornaleteira" que "jornaliza" profissionamente, meu compromisso com a verdade quando me sento em frente ao meu computador para postar aqui no blog é um compromisso sagrado que é levado a sério e à risca.
Um compromisso com vocês leitores e comigo mesma, inegociável e livre de "peita" (vocês sabem que peita significa suborno, não é? Já aprendemos isso com o Mestre Linguiça, ops, Professor Jirafales /Girafales).
Não escrevo esse texto sem nenhuma referência. Estou me baseando em informações passadas e já verificadas pelo Canal Vila do Chaves do roteirista Renan Garcia (acessem neste (link https://www.youtube.com/@CanalViladoChaves/videos).
Posto isso, vamos recordar tudo o que lemos, ouvimos e assistimos até agora.
Segunda - feira dia 09 de Setembro de 2024 (data da notícia)
Do nada surge uma postagem no Instagram de Roberto Fernandez, filho de Chespirito e presidente do Grupo Chespirito (@elaguila_gomez) que diz o seguinte:"Hoje é um dia muito especial para mim e minha família e tantos que crescemos com Chaves e Chapolin Colorado. Depois de 4 anos de espera, finalmente conseguimos trazer de volta esses personagens que, como sabem, são mais do que apenas entretenimento; são um pedacinho do meu pai..."
Esse texto legendava uma foto dos dois personagens com a inscrição "Que bonito es regressar".
A partir daí, vários fã clubes dos seriados CH e atores, incluindo Florinda Meza (@florindamezach1) que também é viúva de Chespirito e lutou para conseguir a volta das séries, compartilharam em seus perfis fotos comemorando a volta das séries depois de um "apagão mundial" de 4 anos sem exibições em nenhum tipo de mídia.
Neste mesmo dia, Gabriel Perline (@gabperline), jornalista, fez uma live e falou que talvez a volta de Chaves e Chapolim demorassem um pouco porque apesar de negociações em curso, existiam questões a respeito dos direitos de uso de voz e pagamentos para dubladores.
Para não infringir essas regras, alguns episódios já serão encaminhados para redublagem com vozes diferentes das que conhecemos. Esse trabalho já teria começado no estúdio Rio Sound no Rio de Janeiro. Aguardemos.
Quarta - feira dia 11 de Setembro de 2024 (data da notícia)
A volta das séries foi a grande notícia do mundo do entretenimento que movimentou a internet.Todos aguardavam os próximos passos e especulações. No site "Na Telinha", o jornalista Walter Felix vinculou a notícia de que Chaves e Chapolin despertaram interesse do SBT e que a emissora já teria previsão de data para a reestreia: em Outubro. Isso se deve à retomada dos contratos que foram interrompidos em todas as emissoras e streamings onde exibiam as séries antes do "apagão"mundial.
O site apurou ainda que esta data seria usada como uma "janela" contratual para o Brasil.
Isso abriria uma possibilidade para que os streamings Prime Video e Globoplay voltassem a disponibilizar os episódios para seus assinantes tornando viável também exibições no canal pago Multishow, também do grupo Globo.
No caso da Prime Video, pode ser que o contrato ainda esteja válido já que a série animada nunca deixou o catálogo de lá. Provavelmente tenha algo diferente no contrato do desenho do Chaves.
A Globo entra em definitivo nessa "briga" num dado momento para trazer as séries CH para o Multishow e o Globoplay pois o grupo Globo e o conglomerado Televisa/Univision são parceiros comerciais desde 2021.
Mas a preferência na TV aberta ainda continua no SBT. E a emissora de Anhanguera já está se mobilizando para encaixar Chaves e Chapolin na programação .
Sexta - feira dia 13 de Setembro de 2024 (data da notícia)
Dois dias após o impacto inicial e repercussões em redes sociais de fãs e elenco, começam as movimentações para se saber onde, quando e como Chaves e Chapolin voltariam a serem exibidos.
O jornalista Sandro Nascimento noticiou em sua coluna no "Na Telinha" que o SBT estava em negociação com a Televisa para a volta de das séries e que tinha preferência. Faz parte dessa negociação também alguns episódios que iriam para o recém lançado +SBT, o streaming gratuito da emissora de Silvio Santos.
O canal oficial do seriado Chaves (El Chavo Del 8) aberto pela Televisa voltou a postar shorts e um teaser promocional no YouTube.
Terça - feira dia 24 de Setembro de 2024 (data da notícia)
A primeira transmissão de TV de Chaves aconteceu no canal Univision, uma emissora de TV subsidiária do conglomerado da Televisa com sede em Nova Iorque (E.U.A.) destinada ao mercado latino americano cuja audiência é massiva entre os imigrantes de língua espanhola.
O primeiro episódio de Chaves foi ao ar dia 21 de Setembro, um sábado às 17:00h (horário de Brasília) foi ao ar o episódio "Os Balões" de 1973. Depois foram exibidos os três episódios seguintes: "Pintores Amadores", " Dando Bolo" e "O Surto de Catapora", obedecendo a ordem cronológica original da série.
Os episódios foram remasterizados e a trilha sonora trocada para modernizar o material e evitar problemas com direitos autorais. E também foram editados para "caber" na grade de programação da Univision.
Já a estreia do Chapolin aconteceu no dia 22 de Setembro, domingo.
Diferentemente do que aconteceu com Chaves, o Chapolim não teve ordem cronológica respeitada. O primeiro episódio foi "Uma Conferência Sobre Chapolin" seguido de "Por Favor, é Aqui que Vive um Morto?", ambos de 1974. Não houve troca de trilha sonora nem cortes nos episódios mas a imagem passou por um processo chamado upscaling feito por inteligência artificial.
O upscaling é usado para "forçar" o uso total das telas de TV mais modernas, convertendo automáticamente imagens antigas (Full HD ou menores) em 4K.
Dependendo da qualidade original da imagem, nem sempre o resultado fica bom.
Não posso me esquecer de falar que antes de estreiar na TV, Chaves e Chapolin estreiaram no streaming da Televisa, o VIX (fora de operação no Brasil há alguns meses) dia 18 de Setembro. E que as séries também estreiaram no canal Unimàs nos dias 23 de Setembro (Chaves) e 24 de Setembro (Chapolin) em dois horários de exibição.
Sexta-feira dia 27 de Setembro de 2024 (data da notícia)
Após a notícia da volta de Chaves e Chapolin vir à tona como um meteorito que caiu na Terra, eis que o SBT que já vinha negociando com a Televisa para reatarem o contrato que ainda estava em vigor publica duas fotos em formato de "carrossel" e dois vídeos em seu Instagram oficial (@sbt) publica num intercvalo de três dias três postagens seguidas a respeito de um único assunto Chaves e Chapolin confirmando a volta das séries para a TV aberta e para o + SBT (alguns episódios). Isso depois de pequenas referências às séries CH espalhadas pela programação citadas direta ou indiretamente.
Não demorou muito para que todo mundo se alvoroçasse a ponto de ser inevitável para todo mundo comentar sobre o assunto (inclusive este blog - vejam texto anterior neste link: https://bondgirlpatthy007.blogspot.com/2024/09/extra-extra-nenhuma-pessoa-enganada.html).
Além de mim que sou apenas uma pessoa que gosta de escrever, vários "jornaleteiros pofrissionais" também escreveram e fizeram vídeos. E pasmem, o estúdio de dublagem Rio Sound (@riosoundestudios) que fez as dublagens mais atuais postou uma foto de Chaves e Chapolin com o logotipo do SBT e na própria foto a frase "Eles estão de volta" com uma legenda despretenciosa e bastante comum dando a notícia, comemorando e projetando algo para um futuro bem próximo.
Na verdade esta foi a segunda publicação da Rio Sound. A primeira é uma foto aparentemente de publicidade com Florinda Meza e Chespirito caracterizados como Dona Florinda e Chaves e uma mensagem na legenda meio enigmática fazendo menção ao trabalho de dublagem feito por eles.
E no mesmo dia de todas essas postagens Ratinho postou em seu instagram (@oratinho) uma foto dele com sua esposa Solange ao lado de Florinda e Chespirito tirada durante a visita do apresentador à casa de Chespirito em Cancun - México, e o perfil do +SBT (@maissbt) e do SBT fizeram postagem colaborativa.
E, mais, o comunicador Laércio Botega da SCCSBT, afiliada do SBT em Santa Catarina postou um vídeo em seu Instagram (@laerciobotega) dando a grande notícia da semana. Dá pra ver a alegria e empolgação sincera dele.
Um dia depois da notícia da volta das séries CH para o SBT, a Prime Vídeo já anunciou que está em negociação com a Televisa para ter de volta esses programas no catálogo.
Porém, ainda não existe uma data marcada para a volta acontecer no Brasil. Especula - se que seja Outubro. Mas é apenas "supositório".
As séries se valorizaram tanto que vários outros stramings entraram na disputa pelos direitos de transmissão sob demanda. Mas a prioridade é mesmo a Prime Vídeo por conta do contrato que já possuía. O Globoplay através do grupo Globo tentou nas últimas semanas um contrato de exclusividade mundial. Mas foi tentativa. Além do Globoplay, houveram mais interessados nesse tipo de contrato mais exclusivo. Quem seriam esses interessados? Streamings vemos, costumes não sabemos.
Só que esse tipo de contrato pode comprometer todas as outras formas de exibição por ser algo global.
Bom. desta vez eu tive que me alongar muito no texto. Provavelmente em muito breve tenhamos outras notícias e acho melhor passarmos a acompanhar todas elas no Canal Vila do Chaves porque lá é a nossa referência, (Canal Vila do Chaves: https://www.youtube.com/@CanalViladoChaves/videos) e sempre vai ter um vídeo novo açucaradinho e douradinho.
E eu volto com esse assunto quando as séries reestreiarem no SBT.
Boa noite meus amigos, boa noite vi - zi - nhan - ça
Comentários
Postar um comentário
Deixem sua opinião aqui. Ela será lida e respeitada