Obrigada Doutor Sócrates

O que deveria ser apenas um dia de festa para mim e para tantos corinthianos como eu pela conquista do quinto campeonato brasileiro da história do glorioso Sport Club Corinthians Paulista, meu grande e eterno amor não foi assim.
O destino preparou uma desagradável surpresa logo pela manhã não só para torcedores do Timão mas para todos que amam o futebol e prezam pela liberdade de não só expressar o amor por seu time mas também a liberdade de expressar suas opiniões sobre os mais variados assuntos do dia a dia.
Faleceu ontem o ex - jogador Sócrates, bi campeão paulista 1982 1983 e idealizador do movimento Democracia Corinthiana que estabelecia votação para decidir tudo na concentração do Corinthians. Os votos tinham peso igual, desde o técnico Mário Travaglini até o mais humilde funcionário que estivesse presente nos vestiários. Um exemplo para um país onde tudo era censurado e apenas uma opinião valia, a dos militares que faziam parte do governo.
Confesso que me lembro muito mais do movimento democrático do que dos lances precisos e elegantes do "doutor da bola", apelido que Sócrates recebeu por ter se formado em medicina mesmo enquanto jogava futebol. Lembro dos gols mais pelas conversas com meu tio Joãozinho que contava de viva voz e com a experiência de muitos anos de arquibancada a história do Corinthians que ele vivenciou para mim e meu primo Anderson, filho dele e mais novo que eu. Foi com meu tio que aprendi ser corinthiana desde os 5 anos e dele ganhei minha primeira camisa modelo preto com listras brancas, modelo ano de 1977. Ainda era pequena mas meu coração sempre pulsou mais forte pelo Corinthians.




Falando de Sócrates, me lembro mais dele nos telejornais sendo notícia por defender as Diretas Já em discursos entusiasmantes ao lado de artistas, atletas e políticos, sendo o mais famoso discurso realizado em 1984 na Praça da Sé em São Paulo para milhares de pessoas. Aqulo me marcou, mesmo eu quase "inconsciente" do mundo político da época.
Era diferente, não entendia mais sentia a importância daquele ato que só depois entendi. Eu já tinha 9 anos mas explicações eram proibidas até em casa, imagina nas escolas! Já as imagens do grande atleta parte da seleção de 1982, a primeira que vi jogar, ainda sem entender muita coisa mas que todos até hoje lamentam a perda daquela copa da Espanha e do ídolo corinthiano são vagas em minha lembrança. À você Doutor Sócrates, muito mais que um muito obrigada, deixo meu carinho, respeito e gratidão. Fica aqui a minha homenagem, de uma Corinthiana simples para um ídolo que levou o Corinthians a ser pioneiro num movimento de liberdade que ultrapassou os vestiários e ganhou as ruas. Defendeu a liberdade do país que carrega também em seu nome. Valeu por tudo Sócrates Brasileiro!












Comentários