Amor e Revolução mostrou sua força e deu uma aula de história

Wallpaper Amor e Revolução. Arte: SBT


Há poucos instantes foi ao ar o último capítulo da novela Amor e Revolução pelo SBT. Durante meses, sem muito holoforte, sem uma audiência "global" nem uma popularidade assim tão notória, espectadores como eu acompanharam o amor de José Guerra (Claudio Lins) e Maria Paixão (Graziela Schimidtt) e a luta contra os anos de chumbo que assolavam o Brasil.
Claro que no meio do caminho houveram mudanças bruscas como a retirada das cenas de tortura que eram bem explícitas e também dos depoimentos de pessoas reais que viveram aqueles dias negros. Isso porque uma comissão de generais reformados daquela época queria tirar essa novela do ar. Mas graças a um país que hoje não tolera mais censura, a novela saiu do ar quando tinha de sair, ao fim do seu último capítulo.
Amor e Revolução pode não ter sido lá uma produção impecável como as novelas tradicionais de outras emissoras e nem contar em seu elenco com atores que estão em evidência. Ao contrário, trouxe gente boa de volta e também apostou em caras novas, arriscando- se muito na audiência. Só que a novela já fez história por diversas razões como a primeira novela onde um casal de homossexuais formado pelas atrizes Gisele Tigre e Luciana Vendramini deram um beijo na boca. Algo inédito até então que todas as emissoras que fizerem novelas daqui para a frente vão ter de aceitar que não serão mais pioneiras.
A meu ver, mesmo sob a bagunça de algumas datas, Amor e Revolução contou a história dos tempos da ditadura com uma coragem que nenhuma outra contou. Tiago Santiago foi ousado, corajoso e persistente fez de seu texto algo realmente revolucionário e empenhou em seu trabalho uma dedicação e um amor incríveis.
No final aponto apenas uma falha: eles deviam terminar a novela no período em que finalmente a censura caiu deixando para o público a chama da liberdade acesa nos corações. Mesmo assim foi válido pois o papel social da novela foi cumprido. Mostrar um lado obscuro da História de forma clara e também mostrar que sem união e luta um povo não tem direitos.
Valeu Tiago Santiago por você ter feito história na TV e mostrado à todos que não é necessário ter grandes produções para fazer algo realmente marcante. Vou sentir saudades, mesmo! "...roda moinho roda pião, o tempo rodou num instante nas voltas do meu coração".

Dedicado à Thiago Santiago, elenco e equipe da novela "Amor e Revolução". Parabéns pelo trabalho. Um beijo à todos!


Comentários

  1. BEM ESSA NOVELA EU NAO ACOMPANHEI,ASSIM COMO DE UNS TEMPOS P/CÁ NAO ACOMPANHO MAIS NENHUMA,VIA NAS MUDANÇAS DE CANAL UM PEDAÇO OU OUTRO.
    MAS GÒSTEI DO QUE VI...MOSTROU UM POUCO DO QUE FOI A DITADURA EM NOSSO PAIS,DAS ATROCIDADES QUE COMETERAM,E DE COMO HOUVE VERDADEIROS HEROIS PARA CHEGARMOS A DEMOCRACIA QUE TEMOS.
    GOSTEI DO SEU BLOG...
    E SEMPRE QUE DER PASSAREI AQUI P/DEIXAR UM ABRAÇO E UM COMENTARIO,
    UM ABRAÇO PATTY.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, obrigada pela visita e seu comentário. Ele foi importante p/ elucidar alguns dos pontos sobre uma história q estava obscura em nosso país. Pelo jeito q vc escreve, provávelmente deve ter vivido esses dias ou visto gde parte deles na vida real. Da próxima vez pode se identificar p/ fazer seu comentário q aqui todos os leitores são bem - vindos. Abraço e volte sempre q quiser.

    ResponderExcluir
  3. VOU COLOCAR SEMPRE MEU NOME NOS COMENTARIOS PATTY...
    ESCREVI ANTES E NAO COLOQUEI,MAIS CREIO QUE SABERÁ QUE SOU EU..
    CLAUDIA...

    ResponderExcluir
  4. Bem vida querida. Aqui é como no Guri Medonho, seus comentários são sempre bem - vindos. Reconheci teu estilo pela forma de escrever em letras maiúsculas. Afinal sou espiã né? rssss. Bjs

    Se vc tiver blog passa p/ mim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixem sua opinião aqui. Ela será lida e respeitada