Aos meus amigos gaúchos o meu eterno carinho

Sei que o que vão ler agora vai causar estranheza pelo fato de eu não ser gaúcha. Mas ao longo do post vão entender.
Hoje é dia do Gaúcho. Em 20 de Setembro de 1835 teve início a Revolução Farroupilha liderada por Bento Gonçalves. Essa revolução tornou o estado do Rio Grande do Sul independente, de fato, do resto do Brasil com governo e moeda próprios por 10 anos. E como as demais revoluções do país, visavam a liberdade. Um detalhe interessante é que a conhecida Guerra dos Farrapos ocorreu ainda no tempo do Império.
Mas não estou aqui para dar aula de História, e embora goste dessa matéria, reconheço que na maioria das vezes a história que aprendemos na escola é muito chata e massante porque infelizmente não passa de ficar decorando datas.
Eu conheço um pouco de cultura gaúcha embora ninguém da minha família tenha nascido no Rio Grande do Sul. Desde pequena sempre adorei comer churrasco. Também conheci meio por alto o chimarrão (que já experimentei, mesmo num copo e apesar de amargo é gostoso) e também ouvi o vaneirão, uma música muito alegre por sinal. E claro, o pilche (o traje gaúcho masculino) que é muito bonito e elegante. E o traje feminino também é maravilhoso, um lindo vestido longo, desses que se usa em novela de época
 
 
Com o passar dos anos, tomei contato com essa cultura tão rica e diferente, primeiro quando um primo resolveu fugir de casa e foi parar no Rio Grande do Sul e um funcionário do hotel que ele estava completou a ligação. Foi a primeira vez que brevemente ouvi o sotaque gaúcho, bem diferente e muito charmoso. Foi uma travessura do meu primo que inclusive voltou para casa dias depois desse telefonema
Desde esse primeiro acontecimento, passou - se mais um tempo até que através da internet conheci e fiz amizade com uma gurizada legal pelas redes sociais e sites de fóruns para fãs de personagens e artistas.
O povo gaúcho é muito alegre, simpático e receptivo com todos.
Fazem amizade fácil e tem um carinho muito grande com amigos e familiares.
 
 


 
Descrição do pilche (traje) gaúcho

 
Além disso, eles preservam sua cultura e se valorizam muito. Coisa que os outros estados, principalmente São Paulo não fazem. Por isso mesmo é que acabam se destacando em várias áreas da sociedade brasileira.
Falando de meus amigos gaúchos, demorei a me acostumar com eles. As expressões que usam bem diferenciadas tornam sem dúvida uma conversa divertida e bem ritimada já que eles mesmos dizem que "falam cantando". Aí vão algumas das expressões que eu aprendi ao longo da convivência com meus amigos lá do Rio Grande do Sul:
 
Dar uma pedrada = paquerar
Ti = muito usado no lugar da expressão você (ex: este presente é para ti = este presente é para você)
Deu nos dedos = ficou bravo
Bergamota= a popular mexirica também conhecida como tangerina
Tomar um chimas ou matear = tomar chimarrão
Gurizada= turma, galera de amigos
Bah= interjeição típica
Capaz= entendo como o equivalente de pode ser, provávelmente
Tchê= essa dispensa apresentações pois é muito conhecida por ser usada na frase "Barbaridade tchê" que indica espanto
 
Se errei alguma perdoem.

 
 
 
Casal em traje típico saboreando churrasco e chimarrão
 E outra tradição gaúcha é a roda de chimarrão, normalmente realizada após o almoço em que todos dividem a cuia e tomam do mesmo mate é um sinal de companheirismo e amizade eterna. Eu não tenho chimarrão e nem cuia mas quero dividir esse texto com meus amigos Filipe, Gustavo, Marcos, Júlia, Zeca, Seu Cláudio, Dª Elena, Gabi, Wianey, Dª Jussara e Marcelo como se estivéssemos numa roda de chimarrão dividindo do mesmo mate. Recebam meu carinho e amizade todos os dias

Comentários

  1. Eu também adoro a cultura e o povo gaúcho! Quando estive em Porto Alegre no início do ano me senti em casa. Ótimo post, Miss Bond. Beigiunhos de vamp pra você! ;)

    ResponderExcluir
  2. Tenho mta vontade de conhecer o RS e esses amigos gaúchos q citei no texto são pessoas mto bacanas. Seria ótimo poder matear c/ eles e c/ vc tb amiga morceguinha. Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixem sua opinião aqui. Ela será lida e respeitada