O Bi campeonato Mundial Corinthiano visto pelas lentes de um artista





Quem já teve a alegria de visitar o Memorial do Corinthians onde todos os títulos e grande parte da história de 102 anos deste clube são eternizadas, notou não só a beleza do lugar mas que ali, um passado glorioso ilumina e guia para o futuro os personagens que hoje ajudam a contar essa história da qual me orgulho muito. Documentos, impressões dos pés que tantos gols fizeram e mãos de goleiros e outros esportistas que fizeram do Corinthians um dos maiores times do mundo e a paixão eterna de milhões de "loucos" que o adotam como time do coração, inclusive eu.
E foi neste cenário que no sábado, dia 16 aconteceu o lançamento do livro "Bicampeão Mundo" do fotógrafo Daniel Augusto Junior, fotógrafo oficial do clube. Aliás, corrigindo: fotógrafo não, artista.
Este não é o primeiro livro dele. Desde 2008, as lentes de Daniel captam o que ninguém viu por não ter a sensibilidade necessária para ver. A cada título do Corinthians um livro novo. O primeiro "Eu Voltei" registra imagens da volta do time para a série A do Campeonato Brasileiro. Uma boa ideia pois até então a história corinthiana não era tratada com tanto zelo e cuidado (e com arte como toda história centenária e gloriosa merece).
E o lugar para o lançamento de tal obra de arte não podia ser outro senão o interior do Memorial Corinthiano entre os troféus e medalhas que lá estão.
O público que estava visitando o local misturou - se com o que foi ao lançamento do livro.
Daniel Augusto Junior atencioso e carinhoso com o público autografava. Cada autógrafo era único pois era dedicado nominalmente ao dono do exemplar. Ele também ambém conversava com todos, não tinha pressa, e esbanjava bom humor e muita simpatia. Entre outras coisas contei - lhe que segurei a taça do primeiro Mundial (2000) em minhas mãos e mostrei a foto. Ele achou muito interessante. Futuramente mandarei uma cópia caso ele queira guardar. Além de tirar muitas fotos, melhor dizendo, posar para muitas fotos com cada um dos corinthianos. Coisa raríssima na vida de qualquer fotógrafo profissional.
Daniel Augusto Jr autografa meu exemplar Foto: Vicky Comunale
Falando um pouco do livro: cada página é uma obra de arte. Mais de 300 fotos sem legenda ou texto (que diante da beleza são perfeitamente dispensáveis). Suas lentes captam emoções como a plasticidade de uma jogada, a alegria explosiva de um gol ou de uma conquista, a revolta por um lance perdido, o esforço do treino, a descontração nas folgas, a prece e o agradecimento, o suor, a lágrima e até seus hábitos e costumes que por vezes denunciam a terra natal do fotografado.  Confesso que não tenho os outros cinco mas já vi em livrarias. Só que este fiz absoluta questão de comprar por ser algo muito especial.
Particularmente gosto de uma foto que para mim traduz toda a emoção desta conquista e que tem uma beleza artística maravilhosa. Na foto vemos o zagueiro Paulo André caminhando em êxtase pelo campo de mãos postas em prece e um brilho lindo em seus olhos, parecendo flutuar. Emocionante! Esse livro também tem sua curiosidade: a defesa de Cássio captada por lentes adversárias na certeza de que um gol do Chelsea sairia. Um "acidente de percurso" que, convenhamos, veio a calhar. Essa é a foto mais emblemática que existe no livro e é a mais comentada e querida por todos, emoção que se eternizará para sempre no livro de Daniel e especialmente no coração de cada torcedor do Timão. Agradeço ao fotógrafo do Chelsea por essa recordação.
 

Eu e Daniel Augusto Jr Foto: Vicky Comunale
.
 
 E numa tarde tão especial como esta, amigos não podiam faltar. Durante a semana avisei minha querida e grande amiga "gêmea" Vicky, Corinthianíssima como eu. E não é que ela foi mesmo? Acompanhada por sua amada e simpática mãezinha.
Após sairmos, fizemos um tour pela belíssima loja do clube. E enquanto minha amiga conhecia tudo, batemos um papo animado e agradável. Alguém arrisca o assunto? (risos)


Autógrafo de Daniel Augusto Jr em meu livro
 
Como foi bom ver você minha querida e não poderia haver lugar mais bonito e apropriado para nos encontrarmos. E obrigada também por permitir que use suas fotos nesse post que também é dedicado à você.
E Daniel, que venham outros títulos e outros livros muito em breve. Adorei conhecê - lo. Um grande beijo.




Vicky (acompanhada por sua mãe) e eu antes do evento

 
 

Vicky e Daniel Augusto Jr
 
Eu e Vicky na loja do Corinthians
 

Comentários

  1. Foi uma tarde mais que especial!!!!
    Obrigada pelo convite!!!
    Beijos amiga!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, sorte nossa né? rssss Foi realmente especialíssimo. Bem - vinda sempre aqui no meu blog e tb nas minhas 2 casas (na primeira, onde moro e também na segunda, q é a casa de todos os Corinthianos). Valeu, de verdade! Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Deixem sua opinião aqui. Ela será lida e respeitada