Enfim temos nossa casa


Público lota Arena Corinthians imagens: TV Band




Demorou mais de um século para o Corinthians conquistar o "sonho da casa própria" mas finalmente chegou o dia. Em 103 anos de existência do Sport Club Corinthians Paulista, o time nunca teve uma casa digna de sua grandeza e conquistas embora pequenos campos como a Ponte Grande que abrigava no início dos anos 10 do século XX times de várzea, entre eles o pequeno de nome pomposo, Corinthians, que não demoraria a ser grandioso. E também campos medianos como o Estádio Alfredo Schürig, popularmente conhecido como "Fazendinha" localizado na sede social do clube e que além de abrigar alguns jogos oficiais entre as décadas de 20 e 30 do século passado que servia também como campo de treinamento para a equipe de futebol profissional até pouco tempo atrás.
O fato é que mesmo assim as brincadeiras sem graça dos adversários diziam que o Corinthians era um time sem estádio (ou melhor, sem "istádio" em bom paulistanês). Ok pessoal, a farra acabou, essa piada também morreu. Vocês vão ter que engolir essa. Aceitem os fatos piadistas de plantão, procurem outro assunto prá brincar. Além de tudo, a Arena Corinthians vai ser o campo de abertura da Copa do Mundo de 2014 enquanto outros estádios de outros clubes que eram "esfregados na cara" do corinthiano como se fossem verdadeiras "maravilhas" ficaram de fora.
Podem falar o que quiser, que foi construído com dinheiro público etc e tal que eu não ligo. Até onde eu saiba, pelo que sai vez por outra na imprensa, muitos outros campos antes eram área pública. E aí?
Querem saber do que mais? Eu estou felicíssima com a nova casa. E mesmo vendo apenas pela TV eu senti um grande orgulho de um dia ter pisado lá quando tudo era ainda terra, pedras e andaimes de construção e depois ver aquela coisa linda, moderna e nova. Sim, faltam ajustes e a conclusão total será somente em 2015 mas tem muita coisa pronta e funcionando.
Ontem foi dia de festa e ao mesmo tempo de fazer os primeiros testes para saber se tudo iria pasar pelo crivo da FIFA. E pelo que os jornalistas falaram nas várias mesas redondas houveram algumas falhas mas nada que não pudesse ser ajustado até a Copa.
No jogo diante do Figueirense tudo estava sendo testado. Parecia até que a Copa já tinha começado. Evento impecável e transmitido para todo o país que com certeza parou para ver acontecer um dia que poucos acreditariam que seria verdade: a inauguração do estádio do Corinthians.



Equipes e árbiros entram em campo imagem: TV Band


 
 
 
Execução do Hino Nacional Brasileiro imagem: TV Band
Falando do jogo em si, o Corinthians não jogou muito bem, se deixou envolver pela forte marcação do Figueirense. A ansiedade por tudo, pela inauguração do novo estádio e pelo primeiro gol oficial marcado, pressão comum de jogo, até mesmo os erros do técnico Mano Menezes também contribuíram para a derrota. Incompetência do "dono da casa" que tirou o brilho da festa.
E coube, infelizmente, ao jogador Giovani Augusto do Figueirense marcar o primeiro gol da Arena Corinthians aos 2 minutos do segundo tempo.
Claro que eu queria uma vitória, comemorar esse dia histórico com mais alegria. Mas vai saber o que o destino aprontou e o que ele nos reserva em nossa casa. Por exemplo, em 10 de setembro de 1910, primeiro jogo do Corinthians ainda no campo de várzea diante do União da Lapa, time de prestígio na época, teve uma derrota de 1 a 0 mas isso pouco importou para aqueles primeiros Corinthianos porque o sonho de fundar e ter um time só seu tornou - se realidade. Vejam como aquele time cresceu e tantas coisas conquistou. E hoje compartilho desse sentimento: Se ontem o time não venceu pode ser que a história que começa a ser escrita na nova casa pode reservar páginas ainda mais heróicas do que as que foram escritas nesses 103 anos. Vai Corinthians! Ainda tens muito a conquistar!



Começa o jogo na Arena Corinthians imagem: TV Band

Comentários