Todos contra o Coronavírus


Nesses últimos dias, vivemos um tempo muito delicado em todo o mundo.
Estamos enfrentando a pandemia do Covid 19 ou Coronavírus, como é conhecido popularmente. 
A foto que vocês vêem acima ilustra uma das muitas coisas que podemos fazer durante essa quarentena. 
Eu tirei com meu próprio celular ontem, dia 18.
Antes de prosseguirmos, esclareço a parentes, amigos e leitores que estou bem, não tenho sintomas da nova doença, nada. A natação foi interrompida, já não saio de casa há dias. 
Estou atenta, tomando as precauções e seguindo os protocolos de higiene, como a "etiqueta do espirro e tosse" por exemplo.
E o mais importante: não estou caindo em fake news e nem fórmulas "milagrosas" disseminadas principalmente por grupos de whats app e redes sociais. Nem caindo em desespero como algumas pessoas estão fazendo diante das notícias. 
Aliás, temos que aprender a separar o que é verdadeiro do que é falso no grande bombardeio de informações que se propaga tão ou mais rápido do que o próprio vírus.
Pensando nisso, sugiro a blogueiros, YouTubers, influenciadores, jornalistas, autoridades e personalidades que usem seus canais de comunicação inclusive pessoais para informar a seus seguidores com responsabilidade tudo o que está acontecendo e também mostrar  o que estão fazendo na sua quarentena sem a ostentação e glamourização feita e publicada por  alguns famosos que em nada contribuem para reforçar as medidas de prevenção. 
Deixem orações, dicas de livros, filmes, séries, programas de entretenimento em TVs e streamings, games, blogs, música, podcasts, dicas de como organizar bem sua casa, arrumação de "quartinho da bagunça" e gavetas, ou seja, tudo que for realmente útil. 
Meu blog que normalmente serve para entreter e divertir os leitores com vários tipos de postagem  está deixando tudo de lado para fazer  uma prestação de serviço de utilidade pública que é urgente e necessária no momento. 
No último 23 de janeiro, surgiu em Wuhan na China, o primeiro caso de Coronavírus.
Desde então, o país  se mobilizou para entender, diagnosticar e orientar os seus cidadãos, inclusive fechando fronteiras com outros países e restringindo acessos às ruas, comércios, templos religiosos, cinemas, teatros, estádios, clubes, enfim, a todo tipo de aglomeração humana que possa servir de disseminação do vírus, além de construir em tempo recorde um hospital para tratamento dos primeiros infectados. Houveram muitas mortes, o que acendeu um alerta geral em todo o mundo. 
Com a grande concentração de pessoas indo e vindo por fronteiras, o vírus "saiu" de seu lugar de origem e foi se espalhando por todo o mundo. 
No momento em que escrevo este post, surge enfim uma boa notícia: Pela primeira vez em Wuhan, na China, não são registrados novos casos locais de coronavírus, de acordo com informações do jornal Valor Econômico. 
Fazem poucos dias que a pandemia chegou à Europa e de lá seguiu para outros continentes. E chegou também aqui no Brasil, onde já começaram também os casos de morte.
A seu modo e com seus recursos, todos os países tomam medidas sócio econômicas para aliviar o caos econômico provocado pelo Covid 19. 
Apesar da ação devastadora que a doença demonstra, não é hora de pânico nem correria para esvaziar prateleiras de supermercados ou qualquer atitude extremada. O que precisamos na verdade é nos unirmos num grande esforço para combater o mal que nos assola.
É hora de colaborar seguindo as orientações  do Ministério da Saúde e do Governo.
Neste momento é necessário esquecer divisões de qualquer natureza, especialmente políticas. Aqui no Brasil especificamente esqueçamos essa história de "vermelhos livres versus mitos". Nosso inimigo é um vírus que não sabemos como eliminar e que não escolhe suas vítimas por personalidade, idealismo, posses ou qualquer outra divisão humana.
E muitas preces das mais diversas formas.
Católicos, Evangélicos, Judeus, Islâmicos, Budistas, Religiões de Matriz Africana, Espíritas... Todos numa corrente de oração permanente e ecumênica pedindo o fim dessa pandemia, a cura dos infectados, os diagnósticos negativados e pedindo proteção para os profissionais de áreas essenciais como comunicação, transportes, abastecimento, saneamento, energia que arriscam suas vidas diariamente para a vida no planeta seguir em frente, muito especialmente os profissionais dos hospitais e centros de saúde que se colocam na linha de frente como guerreiros abnegados cuidando dos infectados. Isso não é série de TV. É vida real e tem que ser levado a sério mas sem perder a calma. Só assim poderemos sair dessa situação mais fortes do que nós já somos.
Seguem abaixo dicas e orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde do Brasil


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:




  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


 Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe. O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.
A transmissão por meio dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.


Animais domésticos NÃO TRANSMITEM CORONAVÍRUS . Devemos fazer a higienização das mãos antes e depois de alimentar e cuidar dos nossos pets.


Como prevenir o coronavírus?


O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:




  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.




Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).




Mais informações: https://coronavirus.saude.gov.br




Comentários