Ao Papa Emérito com carinho: Recordações de um momento único na minha vida


 
Hoje, último dia de 2022, o mundo deu adeus ao Papa Emérito Bento XVI. 
Ele já estava afastado da vida pública  desde que renunciou ao cargo por motivos de saúde em 28 de fevereiro de 2013. Alegava não ter ânimo ou forças para seguir em frente com seus deveres de Pontífice e Chefe de Estado . 
Estou consternada com a notícia de sua partida. 
Ainda mais que tive a oportunidade de vê - lo de perto quando Sua Santidade Emérita, ainda na condição de Papa esteve no Brasil para a  abertura da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino Americano em Aparecida - SP que, entre outras coisas, foi marcada também pela canonização de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, mais conhecido como Frei Galvão, o primeiro santo nascido em solo brasileiro. 
Há 15 anos consegui vê - lo bem de perto. Me planejei para estar no lugar certo e na hora certa. 
Vou lhes contar tudo, nos mínimos detalhes.
Por volta de umas 11 da manhã, Vossa Santidade Emérita regressou do Campo de Marte, seguido por seus seguranças dentro de um carro cor prata em direção ao Mosteiro de São Bento, onde estava hospedado. Minha saudosa mãe e eu o aguardávamos  na parte lateral do mosteiro. Não demorou muito para Vossa Santidade Emérita chegar e logo avistei o veículo que o conduzia, um carro simples de quatro portas.
 Os vidros eram transparentes e ele acenou para as pessoas e mesmo entrando no Mosteiro por um portão lateral onde funcionários preparavam um tapete vermelho para ele. Ao sair do carro, antes que os portões fechassem o Papa acenou de novo e, adivinhem como reagi? Ele desceu do veículo sem ajuda de ninguém e o vi de corpo inteiro nítidamente. 
Alegre e mto simpático, há de se ressaltar também a saúde e o vigor físico do Santo Padre, que já tinha mais de 80 anos, era de invejar qualquer rapaz de 20.
Depois, apareceu na janela do Mosteiro, disse um sonoro e claro Bom dia e abençoou à todos. Foi nessa hora que pensei em cada um de meus amigos que pediu ou não uma bênção especial.
Depois uma jornalista do Jornal da Tarde veio conversar comigo e minha saudosa mãe enquanto descansávamos um pouco, deve ter sido pela emoção q senti, sou chorona. Tentei me conter mas quem disse que consegui?
Depois de almoçar, fiquei à espera do traslado do Papamóvel que não demorou muito. Eram 15:50h quando o Santo Padre passou bem pertinho de mim, abençoando o público. 
Uma das vezes em que ele fez o Sinal da Cruz foi em minha direção. Pude ver nos olhos dele que estava muito feliz por estar conosco. 
Sei que infelizmente ele  não poderá mais voltar ao Brasil mas com certeza, levou em seu coração boas recordações do nosso povo.
De minha parte, digo que palavras e imagens, por mais que se coloque, nunca vão ser suficientes para explicar esse sentimento único por toda uma vida.
Nessas fotos acima estão tesouros de valor inestimável para mim. Ao lado de minha Bíblia restaurada recentemente e do terço que carrego sempre comigo, presente de minha madrinha dado há muitos anos, está o selo comemorativo à visita de Bento XVI e a programação impressa que guardo com todo carinho e cuidado. 
Daquele dia, não tenho fotos. Não tinha como tirar na época. Mas tem momentos que o coração da gente grava e salva numa "nuvem" que nunca se apagará do nosso "HD".
Até um dia Santidade, foi uma honra ter tido a chance de vê- lo. Deus o receba e lhe conceda a recompensa eterna. Descanse em paz. 





Comentários