Barack Obama, você é O Cara!


AVISO IMPORTANTE:  Este texto não tem nenhuma conotação política  de qualquer natureza. Visa apenas o entretenimento sem enaltecer ou desmerecer qualquer figura política de qualquer ideologia ou seus simpatizantes

Quando da ocasião da Bienal do Livro de 2018,  tirei algumas fotos em um cenário imitando o gabinete presidencial da Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos. 
Imediatamente me lembrei dos filmes, séries e desenhos que assisti ao longo de uma vida inteira em que aquele ambiente era retratado ou citado. 
Aquele lugar não só me causava uma grande curiosidade como também provoca fascínio até hoje. Deus permitindo, um dia ainda vou conhecer.
Não deve ser nada simples governar um país, ainda mais se os olhos do mundo se voltam para ele e para seu governante da vez.  
Não à toa, a figura do Presidente dos Estados Unidos representa o ser humano mais poderoso do planeta e também o mais conhecido e influente economicamente falando.
De certa maneira, minha curiosidade acabou sendo desfeita com o lançamento de "Uma Terra Prometida", livro de memórias do quadragésimo quarto presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, primeiro presidente negro daquele país. Uma obra que dizem terá dois volumes mas que o segundo, pelo menos por enquanto não foi lançado ainda. 
Não comprei o livro no lançamento em 2017, comprei somente em 2021 quando o preço estava um pouco mais baixo.
Ouvi falar coisas positivas desse livro. 
Na época do lançamento foi um dos livros mais lidos e comentados por pessoas de todos os seguimentos da sociedade incluindo até mesmo celebridades populares e curiosos como eu.
Comecei a ler em busca de respostas para minha curiosidade porém me surpreendi positivamente e muito.
Embora o livro riquíssimo em detalhes (o que faz a publicação ter 764 páginas) e em algumas partes serem "arrastadas", é muito interessante.
Um relato em primeira pessoa de uma caminhada longa, pioneira e heroica rumo ao posto mais importante no mundo, a presidência dos Estados Unidos da América  além dos desafios e responsabilidades que este cargo traziam consigo. 
Ali está também um pouco do Obama marido e pai de família. 
Obama é um cara interessante. Personalidade imponente, charmoso, inteligente, devotado à sua família e ao seu povo, um homem que tem sua fé.  Decidido e  firme.
O mesmo cara que se reunia com líderes mundiais para tratar de assunto sério era o cara romântico e sensível com a esposa,  pai amoroso e carinhoso com as filhas; o torcedor que vibra assistindo aos jogos de basquete do seu time do coração, leitor inveterado que também gosta de escrever. Bem humorado que não se importava em rolar nos imensos jardins da Casa Branca brincando alegremente com seu cão de estimação ou percebendo marcas de patas sujas em seu terno impecavelmente elegante a poucos instantes de um compromisso. Tudo isso sem perder a consciência de quem foi um dia: um humilde advogado em começo de carreira que morava num pequeno apartamento em Chicago, de origem havaiana e sem perder a noção de que ele era naquele momento o Presidente dos Estados Unidos. 
Por isso mesmo ele nunca hesitou em pedir conselhos a pessoas mais experientes em que confiava, enfrentava as crises com sabedoria e estratégia.
 Recuando e recomeçando cada vez que era necessário. 
Depois de ler esse livro e refletir sobre a personalidade dele e por tudo que passou e no que havia se transformado, só posso escolher uma frase para terminar essa resenha: Obama, você é o cara. E sabe disso. 

Comentários