Ronaldo deixa o Futebol

Observação: Post originalmente publicado em meu blog do Lance Activo 2.0 MI-6 Corinthiano

Olá Corinthianos, eu poderia falar como sempre faço em meus posts aqui (MI-6 Corinthiano Lance Activo 2.0) sobre o jogo diante do Paulista, só para constar que comentei alguma coisa, ficou 0 a 0. Só que a notícia que corre no mundo esportivo desde ontem é o anúncio da aposentadoria de Ronaldo Fenômeno.

Vou dizer uma coisa aqui que sei que muitos num primeiro momento não concordarão comigo: Para mim Ronaldo parou de jogar já no finalzinho de 2009 quando começaram suas contusões contínuas. Tanto é que ele próprio tinha conversado com Andrés Sanchez e comunicado que pretendia parar. Sanchez pediu a Ronaldo que reconsiderasse sua decisão pensando na disputa da Libertadores e das outras competições. Ronaldo acatou as ordens do presidente alvi - negro.
Em 2010 Ronaldo jogou sempre "no sacrifício", quando não era por excesso de peso era por estar fora de forma ou contundido. E foi levando até onde foi possível. Já em 2011 nessas primeiras partidas, Ronaldo não mostrou um bom desempenho, como dizem na gíria "andou em campo". Seu corpo já cansado pelo esforço de tantos treinos, jogos, pelo excesso de peso e pela idade já avançada para a prática esportiva não suporta mais.
E para completar a conversa, a truculência de agressores de seres humanos que se valham do escudo do Corinthians para justificar seus atos inconcebíveis só antecipou ainda mais essa aposentadoria. Fora o caso de Roberto Carlos que vai jogar no exterior não só pelo dinheiro oferecido como também por sua própria segurança. Mas, voltando ao Ronaldo....
Lógico que ele fará falta em campo mas o time não tem que depender dele para sempre. Outros grandes ídolos já pararam como Sócrates, Basílio, Biro Biro, Casagrande, Neto, Ronaldo Giovanelli (o goleiro de 1990) mas o Corinthians continua.
Quem sabe melhor o que eu disse são os santistas, muitos lêem este blog (MI-6 Corinthiano Lance Activo 2.0), comentam, tiram sarro mas hoje vão concordar comigo.
Para os de mais idade que viram ninguém menos que Pelé, o maior de todos em campo, com certeza devem ter temido um pouco pelo futuro do Santos quando ele parou mas Pelé virou lenda do esporte mundial e não joga mais só que o Santos Futebol Clube continuou e continuará para sempre.
Fiz esse comparativo apenas para mera ilustração, para mostrar que o Corinthians pode ter perdido o Ronaldo assim como o futebol também deixará de contar com ele mas tanto a prática do futebol quanto o Corinthians continuarão mesmo sem Ronaldo (só um parênteses, não se compara ninguém a Pelé quando o assunto é jogar futebol) É apenas um ciclo que se fecha. Obrigada Ronaldo pela sua história como um todo. E tenha uma vida feliz daqui para frente.

Comentários