Quando ouvi uma rádio novela pela primeira vez

Sempre fui uma noveleira, não dessas que surta se perder um capítulo e nem dessas que se encontrar o ator que faz papel de vilão na rua sai batendo nele e agredindo, cobrando - lhe o porque fez tal maldade. Sou apenas aquela que quer ver o fim da estória, torce e também fica ansiosa com o próximo capítulo.
Mas antes de existirem as populares novelas da televisão, existiram as rádio novelas.
Segundo consta no site do radioator e diretor gaúcho Cláudio Monteiro, a primeira rádio novela foi “Em Busca da Felicidade”, do escritor cubano Leandro Blanco, de 1941. Não havia TV, então o público se reunia em volta de um rádio para ouví - las. As falas eram lidas e efeitos e trilhas sonoras feitas pelas equipes de sonorização.




Minha mãe um dia contou que no interior da Bahia a rádio novela que fez muito sucesso era "O Direito de Nascer", de  Félix Caignet, sucesso nas rádios de todo país que tempos depois virou sucesso na TV e ganhou remakes. Ela chegou a ouvir.
Sempre fui curiosa para saber como era ouvir uma novela no rádio mas nos dias de hoje, elas não são transmitidas em emissoras convencionais de rádio AM.
Só que eu tenho tanta sorte que acabei encontrando na internet o filho do Cláudio Monteiro, Gustavo. E em meio à tantas conversas sobre meio de comunicação em geral, descobri que era possível ouvir novelas pelo rádio. Meu amigo também me contou coisas legais de bastidores, bastante curiosas.
Recentemente pai e filho inauguraram sua própria webrádio e eu ouvi minha primeira rádio novela, "Vende - se um vestido de noiva", uma novela muito romântica escrita por Raimundo Lopes. Adorei, foi uma experiência estranha e legal ao mesmo tempo. Como torci por Roberto (Cláudio Monteiro) e Marilse (Rosa Maria). Recomendo. 
Dedico esse texto com muito carinho ao Cláudio Monteiro, ao Gustavo, meu amigo e à webrádio Rádio Brasil Total e agradeço pela oportunidade de ouvir algo tão diferente e antigo de uma maneira tão atual.  E viva a internet!

Comentários

  1. Por favor me passe o site com a a trilha sonora de "Em Busca Da Felicidade " estou fazendo um trabalho na escola e quero saber o site

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não tenho como te ajudar mas indico o site do Claudio Monteiro e por lá vc pode conversar c/ ele www.radionovelas.com.br
    Cláudio Monteiro tb está no Facebook. Tenho certeza q vc conversando c/ ele fará um excelente trabalho escolar. Boa sorte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixem sua opinião aqui. Ela será lida e respeitada