Cowboys & Aliens, o filme perfeito para Daniel Craig

Ontem fui ao cinema assistir Cowboys & Aliens. Antes de assistir, procurei me informar um pouco mais, lendo reportagens e comentários, especialmente no blog do meu amigo Marketto que tinha além de notícias fresquinhas de filmagem e estreia no exterior algumas fotos promocionais em Londres tiradas pela namorada dele, Julia, uma guria muito simpática e legal que um dia ainda conhecerei pessoalmente.
Mas falando do filme: eu gostei muito de assistir. Ele é um bang bang como aqueles que passavam na TV antigamente. Adrenalina correndo solta o tempo todo.  Só fiquei um pouco com medo dos aliens que eram bem nojentos (argh)! Mas foi legal.


Eu no cinema do shopping Boullevard Tatuapé ontem


O filme se passa em 1873 quando  um estranho (Daniel Craig) sem memória vai parar em Absolution, cidade inóspita para visitantes e dominada pelo medo imposto pelo pulso forte do "Coronel" Woodrow Dollarhyde (Harrison Ford). Mas o inesperado acontece quando máquinas voadoras atacam a cidade e sequestram seus habitantes. É quando os humanos descobrem que precisam combater a invasão alienígena, forçando os homens brancos, bons e maus, e ainda os peles vermelhas a unir forças contra a ameaça extraterrestre.
Além desse enredo diferente e muito curioso tinha a assinatura de Steven Spielberg.
Tudo isso é importante claro, mas meu objetivo em assistir esse filme foi conhecer Daniel Craig em outros papéis que não fossem James Bond logo em seguida dele ter feito dois filmes de 007. Eu queria entender o porque de tanta rejeição que alguns Bondmaníacos, inclusive de amigos, em relação ao ator num modo geral.
Não aprovei o Bond feito por Craig. E ao contrário dos fãs mais radicais como meu amigo Eduardo Torelli, jornalista e escritor inteligentíssimo e fã de 007 como eu, acho que Craig é um ótimo ator sim. Apenas não deu certo no perfil de Bond.
Vendo Cowboys & Aliens percebi que este sim é um filme para Daniel Craig fazer. Nenhum dos outros "bond atores" na minha opinião daria certo quanto ele. Craig é um cara truculento, jeito de mau, objetivo, de físico troncudo. Não tem o refinamento e a sofisticação necessária para interpretar o agente secreto.
Já o personagem de Cowboys & Aliens tem todas essas características que o ator carrega na sua interpretação. Existem personagens que realmente são feitos para que atores específicos os interprete e façam sucesso. E em alguns casos, se tornam clássicos eternos.
Ainda é cedo para sabermos se este será o caso de Daniel Craig mas na minha opinião tem mais chance dele ser lembrado daqui há alguns anos com este personagem do que com sua passagem pelos filmes de James Bond. Isso só descobriremos com o tempo.


Comentários

  1. Eu sempre achei que esse bosta tinha um "quê" do Steve McQueen (aliás, outro "astro" de que eu não gosto, embora reconheça que ele funcionava bem em filmes de pancadaria). Entendi o que vc quis dizer, Patricia, e concordo contigo. O problema não é o Daniel Craig existir; é, isto sim, alguns produtores o contratarem para interpretar personagens "com cérebro" (tipo o James Bond). Não convence. Beijão

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o seu texto Pathy. A primeira vez que eu ví uma foto do Craig de Cowboys & Aliens eu disse para os colegas da comunidade que ele tinha mais cara de um personagem do game Red Dead Redemption (que se passa no velho oeste) do que de James Bond. Esse personagem no game me lembra o Craig de chapéu.

    ResponderExcluir
  3. Pathy, obrigada pela visita de retribuição ao meu blog!!!
    Gente, vou ver C&A correndo!!!
    Craig não tem realmente o biotipo Bond tradicional, mas foi exatamente essa a proposta dos produtores, fazer o quê.
    E acho que os filmes funcionaram razoavelmente. Truculência? Sim. Mas muita qualidade, e roteiros bons. Gostei mais de CR do que QoS.
    Se me der o prazer da leitura de minhas críticas aos dois filmes, ei-las aqui:

    CR
    http://blogdohomerix.blogspot.com/2006/12/casino-royale.html

    QoS
    http://blogdohomerix.blogspot.com/2008/11/007-quantum-of-solace.html

    E mande aos seus amigos do grupo Bond

    Abraço!

    Ventura, Homerix Ventura

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixem sua opinião aqui. Ela será lida e respeitada