Feliz Bond Day


Gun Barrell by Maurice Binder
Mesmo que com um dia de atraso (ontem eu saí) quero desejar à todos um Feliz Bond Day.
Dia 6 de outubro de 1962 estreiava em Londres o filme 007 Contra o Satânico Dr No, estrelando Sean Connery no papel do agente secreto do MI-6, James Bond, personagem que surgiu em 1953 nos livros do jornalista inglês e ex- combatente da Marinha Britânica Ian Fleming.
Devido ao sucesso dos livros era inevitável que um dia o espião saísse do campo literário e ganhasse as grandes telas de cinema por todo o planeta.
Não vou me apegar a detalhes de seleção para a escolha do elenco, trilha sonora, embora o The James Bond Theme de Jonh Barry tocado por Monty Norman e sua Orquestra seja uma das mais belas canções do cinema, uma obra prima, acompanhadas por uma abertura que já traz o tom de total inovação,  nem mesmo sobre a adaptação do roteiro do filme, afinal todo fã de 007 pode achar essas informações muito facilmente (e com detalhes mínimos) em sites e livros especializados no assunto.  Falando do filme, vemos James Bond em sua primeira aventura onde ele tenta destruir os planos de Dr No, um misterioso cientista que busca a total destruição do programa espacial norte americano.
Cheio de cenas empolgantes de ação misturada com um toque de sensualidade por conta das Bond Girls, mulheres que 007 seduz e ao mesmo tempo o seduzem. Bond é um personagem que veio romper com tudo que era conhecido no cinema em termos até de linguagem.
Foi por exemplo em Dr No que aconteceu uma ousadia muito grande na parte sensual dos filmes. Em uma cena, Ursula Andress sai do mar  apenas de biquini branco com duas conchas nas mãos e cantando despreocupada, para um instante retirando os óculos de mergulho enquanto é observada por Sean Connery que descansa sentado na areia. Para os padrões da época foi um espanto geral. A beleza de Ursula e o olhar penetrante (e devastador) de Connery em direção à ela foram o impulso para que os filmes de 007 fizessem sucesso desde o início.


Ian Fleming



As filmagens desta cena foram acompanhadas muito de perto por Ian Fleming em pessoa. Ele se impressionou ao constatar  como tinha se tornado grandiosa a sua obra desde que ele vendeu os direitos para a dupla de cineastas Albert R. Broccolli e Harry Saltzman. Além disso, como milhares e milhares de homens em todo o mundo (e muito antes deles), impressionou - se com a beleza exótica de Ursula Andress, deixando esta obsrervação  registrada em um outro livro de sua autoria.
Este primeiro filme de Bond demonstra uma sofisticação incrível em todos os sentidos. Além de imprimir suas características mais conhecidas, suas famosas frases e locações paradisíacas, também traçava a personalidade de James Bond como o smoking sempre impecável, o paladar refinado e a vodka martini batida não mexida, além é claro, da parte que mais me encanta e faz suspirar (inclusive escrevendo o post): a beleza e seu jeito charmoso, sexy e único de seduzir o público feminino, mexendo com o imaginário de cada uma das fãs que tem. Já dizia Raymund Chandler numa análise perfeita: "James Bond é o que todos os homens gostariam de ser. E o que todas as mulheres gostariam de ter embaixo dos lençóis". Concordo totalmente.
Eu sempre gostei do personagem desde pequena. Não sei explicar. Ele me conquistou. Houve um tempo que eu não tinha com quem conversar sobre isso. Mas há 9 anos encontrei pessoas que não só compartilharam esse gosto comigo como também me deram muitas dicas e informações. Sem falar das notícias que cercam esse mundo tão maravilhoso que existe há 49 anos nas telas do cinema.
E, aproveitando quero homenagear um amigo que nunca homenageei em meus posts sobre 007, corrigindo assim uma injustiça que cometi ao longo dos anos. Ele é um guri que não é jornalista mas que através do seu blog James Bond Brasil sempre nos mantém informados sobre 007 em primeiríssima mão. Esse texto é para você querido amigo Marketto. Um fã que é a cada dia referência até para a imprensa profissional. Quando "crescer" quero ser igual à você (acho que te disse isso em algum lugar risos). Abaixo uma foto nossa de quando nos conhecemos nas comemorações do centenário de Ian Fleming. Para mim, além de ser um grande privilégio não poderia haver ocasião mais apropriada do que esta.


Eu e Marketto na 1ª Con 007 em 2008


É muito bom saber que James Bond proporcionou também grandes amizades como esta onde o carinho faz com que as distâncias se encurtem não importando o tamanho delas. E através dessa homenagem que fiz ao Marketto deixo também o meu Bond beijo cheio de carinho aos amigos que conheci por causa de nosso personagem preferido, James Bond. À você Marketto e aos nossos amigos, desejo, mesmo que atrasado, um Feliz Bond Day. Um brinde à nós shaken not stirred.




Comentários

  1. Fico extremamente grato pela homenagem Patthy, de verdade. Sou muito grato por ter uma amiga que além de muito querida, compartilha a paixão por 007. Um grande beijo, e obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc merece guri pq vc além de ser um querido amigo ainda tem paciência p/ achar e passar informações. Bjs

      Excluir
  2. Dargonflinks Marnowertz19 de outubro de 2011 às 00:12

    Patthy é uma pessoa formidável que tive o prazer de conhecer desde as primeiras convenções da C007B nos tempos da Livraria Comics nos Jardins.
    É uma honra tê-la em em seleto grupo de amizades e poder chamá-la de minha "AMIGA"!!!
    O resto, para bom entendedor meias palavras bastam, uma vez que uma ação vale mais que mil delas descritas...

    ResponderExcluir
  3. Ah que máximo... Kontze merece! E eu sou suspeita pra falar porque Dr. No é um dos meus referidos, mesmo depois de anos e anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz essa homenagem pro nosso Marketto pq ele merece e além do mais tb sou meio suspeita pq gosto do guri desde o primeiro contato por e - mail e qdo pude conhecer pessoalmente foi mto especial, parecia q ele já era uma pessoa q sempre esteve perto de mim. O Marketto é mto especial, um amigo desses q além de compartilhar gostos e paixões faz c/ q isso seja só detalhe e é dessas pessoas q se guarda bem confortável no coração p/ sempre. Assim como vc tb. Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Deixem sua opinião aqui. Ela será lida e respeitada