Minhas reflexões sobre a 7º CON 007 - Influências de Bond no Mundo. Por que gosto tanto?

Demorei um pouco para postar sobre isso porque não sabia como começar o texto. 
Inicialmente pensei em escrever sobre o evento dizendo que foi legal, que fiquei feliz em rever meus amigos, falar sobre Bond, dar risada, tudo isso seria óbvio demais. Resolvi refletir sobre o tema da CON: O que James Bond influenciou na minha vida? Uma vez até gravei um podcast com a turma do Bondcast Brasil sobre isso (link para baixar e ouvir no fim do post). Foi bom, interessante, mas pouco. Por mais que falamos, ainda ficaram faltando coisas e sempre faltarão porque só quem sente entende. 
Uma das maiores influências e uma das mais valiosas e importantes foram os amigos que fiz por dividir com eles uma paixão incomum, algo quase tão forte quanto aquele sentimento que um torcedor tem por seu time de futebol. Um pouco mais, um pouco menos mas um sentimento muito parecido com este só  que, no caso de um personagem de cinema, todos estão de "um mesmo lado", torcendo pelo sucesso dos filmes, assistindo, vibrando com cada prêmio e sempre porocurando manter vivo o entusiasmo por esse "mundo" tão fascinante". Procura saber notícias e se aflige quando não aparece nenhuma novidade. Critica o "erro", o "não canônico" porque quer guardar a tradição e ao mesmo tempo, quer o melhor e quer que evolua conforme a época para se tornar uma obra atemporal, cultuada por várias gerações. 
Outra influência que eu sinto muito forte dentro de mim, é que 007 me aguça a curiosidade de aprender e aprofundar um assunto que me desperte grande interesse. Quero saber sempre mais e mais. Também há a questão da leitura, leitura de jornais, sobretudo a parte internacional que me mostra lugares exóticos com culturas, pensamentos e até política como algo globalizado e importante. Me mostra os costumes e as artes mesmo que nem preceba, é algo que você precisa para "entender do assunto"
Também há a pontualidade, a elegância, o gestual, ter charme na medida certa, a discrição. Ser atraente mas não ser vulgar. 
E este blog é a influência mais gritante pois gosto de escrever e escrevo bastante, sem ousar ser um "Ian Fleming de saias".
Quem sou eu diante da genialidade deste grande escritor que criou Bond num momento de inspiração pura? 
Já tive um gato siamês que se chamava James Bond, falecido em 2008, aos 18 anos e hoje tenho um gato preto de 2 anos e 11 meses chamado Ian Fleming, uma homenagem que um amigo que  também é fã (e foi influenciado pelo mundo de 007) e eu fizemos de comum acordo. Ele sugeriu, eu aceitei. 
Mesmo que Bond seja um personagem machista, racista e outras coisas que no mundo atual não são mais aceitos, isso não deixa de ser uma influência, mesmo negativa e que não deve ser seguida.
As pessoas devem lembrar que ele é um personagem que surgiu na década de 1960 quando a época girava em torno de valores diferentes dos atuais. Ele é fascinante pois vai se adaptando a cada época, aos estilos e comportamentos, chegando com força aos novos tempos, deixando algumas características de lado e aperfeiçoando outras num equilíbrio perfeito. E isso nos ajuda a compreender ainda mais. A troca de atores demonstra bem isso se assistirmos os filmes na ordem em que foram filmados. Fiz isso e é um exercício interessante de observação. E os filmes, assistidos em qualquer ordem são diversão na certa. 
Bond é um ícone que está aí e faz sucesso. A "fórmula do sucesso" talvez tivesse sido aperfeiçoada por Ian Fleming, mas quem tem essa certeza? A única certeza que eu realmente tenho de tudo isso é que Bond é tudo de Bond. 

Bondcast Brasil 0036 - Eu, James Bond (Influências). Baixe e ouça neste link:


Eu voltarei. Bond will return. 


   

Comentários