Dicas para fazer valer seus direitos como consumidor

Leitores, o que me levou a escrever este post de utilidade pública é uma forma de "comemorar" uma coisa que deveria ser rotina mas não é. Antes das dicas, uma história rápida de como tudo aconteceu.
No dia 03 deste mês fiz uma compra no site da Saraiva, um exemplar do livro Kate, Nasce uma Princesa. A compra custou R$ 14,90 mais o frete de R$ 3,80 para São Paulo - SP, onde moro. Paguei o boleto no mesmo dia da compra na casa lotérica e no dia seguinte o pagamento caiu às 7:05 da manhã. De acordo com o site da Saraiva, a entrega era prevista para dois dias úteis após o pagamento. A entrega chegou apenas ontem, dia 9 quando deveria ter chego no dia 5 após duas ligações e 3 e - mails para a livraria e dois e - mails para a transportadora. Haja paciência e calma mas antes das medidas radicais, como ir ao Procon por exemplo, vale a pena tentar, como aconteceu neste outro post sobre o mesmo assunto que publiquei no passado Lutar pelos seus direitos de consumidor vale a pena, dêem uma conferida para terem referência de boas empresas e seu comportamento com o consumidor. Seguem minhas dicas:


1- Comprar apenas em sites seguros que ofereçam várias opções de pagamento alternativos como boleto bancário por exemplo
2- Leia o prazo de entrega, pagamento, endereço de entrega, confira todos os dados
3-Imprima e guarde todos os e - mails mandados pelo site, principalmente aqueles com o número do pedido pois ele contém informações importantíssimas para futuro rastreamento e também aqueles que confirmam o pagamento da sua compra
4- Rastreie sempre que suspeitar de demora para acompanhar por onde anda seu pedido. Se houver como, rastreie também a transportadora encarregada do frete.
5- Em caso de demora, ligue na loja e exponha seu problema. Lembre - se de ser educado sem perder a firmeza de sua reinvidicação. Deixe seus dados como e - mail, telefones e endereço completos para que você seja facilmente encontrado.
6- Ao receber a encomenda confira tudo antes de assinar,  inclusive se a embalagem está rasgada/ amassada, etc.
7- Abra imediatamente o pacote e confira se a mercadoria está em ordem. Em caso de DVD, CD, Blu Ray, confira se tem arranhões e teste imediatamente. Teste os equipamentos eletrônicos. Em caso de livros, confira as páginas dando uma rápida folheada para verificar se todas estão inteiras e observe a capa e a contracapa se não estão amassadas
8- Guarde notas fiscais e comprovantes de compra e também a embalagem da loja para eventuais trocas
9- Em caso de problema, contate a loja e deixe seus dados (como expliquei na dica 5)
10- Se teve algum problema que foi solucionado com sucesso, elogie o atendimento, se não obteve sucesso, cobre novamente uma solução até consegui- la de modo satisfatório.

Conhecer os nossos direitos é uma obrigação e batalhar por eles é exercer cidadania. Espero ter ajudado à todos.

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