O som da Turquia (trilhas de novelas)

Há algum tempo atrás, escrevi neste mesmo espaço um post sobre minha experiência de assistir novelas turcas. E de como isso me surpreendeu de um modo impactante e enriquecedor culturalmente falando. (Leiam aqui o post "Amor Proibido, um "amor" impossível de esquecer  (http://bondgirlpatthy007.blogspot.com/2018/07/amor-proibido-um-amor-impossivel-de.html).
Para as pessoas mais afortunadas, viajar para qualquer lugar do mundo incluindo o próprio Brasil, é a forma mais comum de se conhecer novos lugares, suas culturas e tradições que às vezes parecem exóticas para nós.
Para pessoas que não tem tantos recursos ou mesmo só tem para a viagem feita mais de um milhão de vezes nos feriados prolongados, indo para a casa de praia ou o sítio e, até mesmo aquele chalé que fica logo ali.
Fazer a viagem dos sonhos, uma vez na vida só é possível parcelando a perder de vista ou contando com a sorte de ganhar em sorteios ou promoções. 
Mas, quando falamos de um livro, um filme, uma série, uma novela transmitida por uma emissora de TV, um cinema ou plataforma digital, acabamos fazendo viagens sem sair do lugar onde estamos, ainda mais nesta era globalizada que vivemos no século XXI que, de alguma forma, torna esta experiência imaginativa mais completa.
Eu, por exemplo, que nunca saí do Brasil fisicamente, já "viajei" para vários lugares através do entretenimento seja lendo, ouvindo ou assistindo alguma coisa. Para isso não tem idade. É só questão de se deixar levar por algo que lhe agrade durante o tempo que você se diverte usando sua imaginação combinada com outros sentidos. 
Me imaginei em tantos lugares e até mesmo épocas que nunca estive.
Tudo "era" tão real, pelo menos em minha mente.
Há quem diga que nossas sensações são ativadas através de objetos, lugarejos, sabores, cheiros e sons. Até porque existem momentos na vida da gente que volta e meia recordamos desta mesma forma.
Ultimamente eu tenho "visitado muito" a Turquia através da transmissão das novelas.
Além das estórias interessantes, dubladas em português obviamente, vi nessas novelas, um mundo fascinante e peculiar. E o que comecei como curiosidade, foi se tornando uma fonte rica de conhecimento e cultura. E  uma das coisas que me chamou atenção foi a música.
Uma música composta com acordes delicados por vezes melancólicos por vezes alegres com um toque clássico e um pouco de ousadia moderna. Muito diferente de tudo que ouvi até hoje. 
As trilhas são compostas especialmente para as novelas e personagens. São músicas para você mergulhar na trama só ouvindo o som. Impressiona ver como tudo se encaixa com perfeição e como os compositores foram geniais. Não se explica o inexplicável. Se sente. Se você tiver a mente e os ouvidos disponíveis para o exótico. 
Assisti um vídeo no Youtube na época que estava acompanhando a  primeira novela turca, Mil e Uma Noites. No vídeo, uma brasileira que vive na Turquia explicava como eram feitas as novelas turcas do ponto de vista de padrões de comportamento. Entre outras coisas, a brasileira disse que os turcos preferem utilizar em suas novelas músicas que envolvam  o público.
E mesmo não entendendo o título das músicas ou a letra (quando tem porque também existem músicas cantadas), há uma magia hipnotizante que faz você relaxar e se sentir bem. 
Pesquisando pelo título original da novela, encontrei as trilhas sonoras no Spotfy e até já escolhi o meu "queridinho",  Toygar Işıklı, responsável pela belíssima trilha de Amor Proibido e também por Asas do Amor. Mas também curto Kiraç, de 1001 Noites. 
Nunca gostei de ficar só no óbvio quando se trata de entretenimento e, por isso mesmo, estou amando conhecer, curtindo tudo e viajando nos acordes. É lindo. Uma prova de que, a música realmente é uma linguagem universal e que quando sentimos, não necessita de tradução. Que tal embarcarem nessa viagem comigo? Topam? então, acesse o app de música do seu celular, relaxe e aproveite. 



Comentários