Jornalismo aplaude Roberto Cabrini


Boa tarde, aqui Patthy. E este é o blog Bondgirlpatthy 007. 
Hoje iremos falar sobre lançamento do livro No Rastro da Notícia.
Eu não poderia começar esse post de outra maneira que não esta. Se você já assistiu ao programa do SBT Conexão Repórter alguma vez, certamente notou que eu já comecei a homenagear o dono desta frase e autor desse livro super interessante com as melhores reportagens feitas por quem é considerado o melhor jornalista investigativo do Brasil e, quem sabe, do mundo. 
Sim... estou falando de Roberto Cabrini, um jornalista premiado, competente, ousado e muito corajoso. 
Para quem não sabe, Roberto Cabrini descobriu o paradeiro de Paulo César Farias, o PC Farias e noticiou a morte de Ayrton Senna. 
O dia 12 de Novembro de 2019 entra para a história como um dos dias mais importantes do jornalismo investigativo.
Foi lançado o livro No Rastro da Notícia, onde o premiado jornalista conta não só o que o público vê na TV em suas matérias mas também os batidores e, principalmente, revela ao público o ser humano que só a família e os amigos mais próximos já conhece. 
Não que Cabrini seja frio, imune a qualquer sentimento, mas às vezes é necessário esconder o que sente de verdade em nome de um trabalho que deve ser imparcial e impecável. 
É claro que a data merece uma ocasião especial, uma noite que fique marcada e que seja notícia.
E para isso, o local escolhido foi a livraria Saraiva do Shoping Eldorado na Zona Oeste de São Paulo.
Amigos, colegas de todas as emissoras, jornalistas de todos os seguimentos da imprensa, celebridades, familiares, além da fiel legião de admiradores e espectadores (agora também leitores) anônimos, entre os quais eu me incluo, foram prestigiar o grande profissional do jornalismo investigativo. 
O evento começou pontualmente às 19:00h com uma mini palestra onde Cabrini dividia com os presentes suas experiências, ideias, inquietações (como ele mesmo gosta de dizer), deixou um pouco de lado a pauta e nos brindou com o gente como a gente, expondo inclusive seus medos diante de situações em que qualquer um de nós gelaria a espinha só de pensar na possibilidade de enfrentá - las.
Além disso, ele apontou as principais diferenças de como se fazer jornalismo desde a era da máquina de escrever e TV quase primitiva até a era digital com coisas boas como escrever um blog e também o lado ruim das fake news e haters de rede social. Conselhos para a atual geração de jornalistas que vem chegando no mercado não faltaram. 
Descontraído e bem humorado - até contou piada, acreditem - esbanjou simpatia conversando com o público, interagindo todo o tempo.
Na hora dos autógrafos, não perdeu a elegância, mesmo em meio à confusa fila que ninguém conseguiu organizar naquele espaço diminuto que já era pouco e ficou ainda menor com o tanto de pessoas circulando com muita dificuldade. 
Cabrini atendia à todos da mesma forma, sempre com um sorriso nos lábios, muita simpatia e carinho, uma palavra e o tradicional olho no olho. 
Sério, quando ele fala com você, ele te olha bem dentro dos olhos e não desvia o olhar. E nem nós conseguimos desviar nossos olhos dos dele. 

Roberto Cabrini e eu


Por trás do jornalista sério pudemos ver um cara doce, fofo, descontraído e divertido. Bastante humilde também, uma gracinha. 
Desde que comecei a acompanhar o trabalho dele na Globo e também no SBT, sempre quis conhecer pessoalmente. Sempre fui fã. 
Queria ter falado sobre tantas reportagens que me impactaram ou emocionaram mas o tempo foi curto. Valeu e muito a pena conhecê - lo, melhor do que eu imaginava. E ouvir dele um "Deus te abençoe" e vê - lo sorrir quando lhe confidenciei que sempre respondia o seu "boa noite" ao fim de cada programa, foi o máximo porque todas as noites eu rezo por ele para que Deus o proteja e o leve ao seu lar seguro e vivo depois de cada matéria. Ele não sabe disso, não me ocorreu contar. 
Já comecei o livro e a sensação que se tem é que você está com ele ao seu lado conversando sobre o que você lê ou que está assistindo ao programa dele ao vivo.
Todo sucesso pra você Cabrini. E que você seja muito feliz. Um beijo.


Meu exemplar autografado


Comentários