Um profundo mergulho na mente inquieta de Roberto Cabrini



Não costumo escrever com tanta frequência aqui no blog, vocês que me acompanham, sabem perfeitamente disso. Hoje, porém, mudei um pouco essa rotina. 
E o motivo não poderia ser mais especial. Ontem terminei a leitura imersiva do livro No Rastro da Notícia do competente e premiado jornalista Roberto Cabrini. 
Antes de tratar efetivamente do livro aqui (prometo que sem spoillers), vou explicar brevemente como fiz o processo de leitura imersiva: a cada capítulo que eu ia lendo, ao terminar, procurava a reportagem original na internet e assistia. 
Quem já tem o livro e está lendo, recomendo que faça essa experiência para que, como eu, você também tenha a oportunidade de penetrar na mente do jornalista e ir dividindo com ele seu raciocínio. Quase todas as reportagens encontram - se disponíveis no You Tube. 
Sempre acompanhei a carreira de Roberto Cabrini. Passei a acompanhar mais "de perto" a partir do momento em que ele estreiou o extinto programa SBT Repórter onde atuava fazendo reportagens in loco sobre os mais diversos assuntos e curiosidades. Reportagens que iam desde uma denúncia de corrupção ou de um problema mal resolvido até coberturas de guerra em pleno fogo cruzado no Oriente Médio. 
E em 2010, mais precisamente em 04 de Março, estreiou no SBT o Conexão Repórter, um programa que eu em tantos anos de exibição nunca perdi. Quando não dá ou eu não vejo todo pela TV, vejo pelo YouTube (dependendo da reportagem, vejo as duas exibições). Para mim, o melhor programa deste gênero na TV. 
E, além disso, sigo Roberto Cabrini nas redes sociais. Tanto que, quando soube que ele ia escrever um livro, tratei de monitorar suas redes para saber quando e onde iria ser lançado. 
Acompanhei tudo sempre atenta. E no dia 12 de Novembro de 2019 lá estava eu no lançamento do livro e tendo o prazer de conhecê - lo pessoalmente. 
Aliás, que amor de pessoa. Nada a ver com a imagem sisuda  e fria que ele tem que passar por força da profissão e aquele olhar intimidador que dá até medo (risos). Falei sobre isso aqui no blog. Leia em Jornalismo aplaude Roberto Cabrini.
Então... falemos do livro. 
No Rastro da Notícia reúne dez capítulos que abordam as dez reportagens mais marcantes na carreira de Cabrini e que impactaram o Brasil e o mundo. 
Narrado em primeira pessoa, nos causa a sensação da companhia física do jornalista durante a leitura e, por vezes, em nossa imagiação, "ouvimos" sua voz com um português impecávelmente correto, claro, pausado e o tom adocicado e adequado a cada ocasião. Uma das vozes mais marcantes no imaginário das pessoas. 
Junto com ele viajamos não só pelos locais e personagens mas também pela mente de um cara que se desdobra sem medida para conseguir a melhor reportagem. Impressionante. 
Fazia muito tempo que um livro me causava tanto impacto. Depois da Bíblia Sagrada e do Diário de Anne Frank, este livro entrou definitivamente para minha lista dos "marcantes para uma vida toda". 
Desses que todo mundo tem que ler ao menos uma vez na vida. 
Entre as reportagens que lá estão, destaco uma que me impactou em meu íntimo: "A Um Passo da Eternidade". A história de Rosa Fitipaldi, uma paciente do hospital AC Camargo em seus últimos momentos de vida. Mesmo condenada ao seu ingrato destino da morte inevitável, nunca deixou de lado sua fé e otimismo. Consolou sua família e os preparou para o momento derradeiro sem tristezas ou tabus e deixou para o mundo uma lição de amor e força. Fez do jornalista seu amigo e confidente de infância ajudando - o a difundir seus ensinamentos ao público que assistia impactado a tudo pela TV. 
Assisti debulhada em lágrimas pois faziam 3 anos que havia perdido minha mãe também para um câncer e ainda estava em processo de luto e aceitação. Rosa me mostrou que era preciso continuar, fortalecer, me reerguer. Depois desse programa adiquiri forças que eu desconhecia ter e hoje, tenho saudade de minha mãe sim, muita. Porém não sofro como antes. 
Pena não ter dito isso ao Cabrini mas, se ele ler esse texto algum dia saberá disso. 
Outra reportagem que destaco é sobre a localização de PC Farias, tesoureiro de campanha de Fernando Collor, primeiro presidente eleito no Brasil após o fim do Regime Militar  (1964-1985). Nem mesmo a polícia havia conseguido localizar PC, nem a do Brasil nem a internacional mas PC só não contava com a inteligência e perspicácia de Cabrini...Roberto Cabrini.
Tal qual um agente 00 do MI-6, Cabrini fez quase que por conta própria uma investigação com os recursos que tinha e... bingo! Localizou o cara mais procurado no Brasil na terra de James Bond e colocou a matéria no principal telejornal do país. Telespectadores chocados!
Não posso deixar de mencionar a bombástica e perigosa entrevista com Fernandinho Beira Mar que rendeu um Conexão Repórter que até hoje é o vídeo mais assistido no canal do programa com aproximadamente 12.401.000 visualizações. Cabrini demonstrou pela primeira vez sua natural fragilidade humana revelando sentir medo por si e sua família ao  realizar a entrevista. Ele mesmo confessa isso no livro e diz os motivos, assim como se arriscou nas guerras do Oriente Médio, onde transmitiu até sob fogo cruzado nos anos 1990 na época de SBT Repórter. 
E claro, mostrou a divertida amizade entre ele e o tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna ao mesmo tempo em que recorria às tristes memórias daquele 1º de Maio de 1994 quando ele, Cabrini, teve que anunciar a morte do piloto para todo o mundo naquele domingo pela manhã "Morreu Ayrton Senna da Silva, uma notícia que a gente não gostaria de dar" foram suas palavras há 25 anos. 
Este livro mostra como um jornalista pode fazer um bom trabalho e mostra também as dúvidas e inquietações (ele ama essa palavra, por isso escrevi - risos) do ser humano que segura o microfone e fala para milhões. Um ser humano como tantos que tem seus medos e anseios, que paga suas contas, tem um trabalho, uma família que o espera voltar pra casa e seus bichinhos de estimação. 
Recomendo à todos que procurem, leiam e façam uma viagem fascinante guiados pelos registros da mente inquieta de Roberto Cabrini. Boa leitura. 




Comentários